03/01/2023 22:17

Unidade de saúde da Bomba é inaugurada nesta terça-feria (01) Destaque

Nos últimos seis anos a saúde de Serrinha viveu uma verdadeira revolução!

Conquistamos os 10 primeiros leitos de Uti da história, 10 leitos de suporte respiratório, construção, implantação e qualificação do SAMU 192, saímos de 02 ambulâncias para 10 próprias, sendo 02 UTIs móveis.

Serrinha foi uma das 08 cidades do Brasil a conseguir implantar leitos psiquiátricos, 20 novos leitos de enfermaria no Hospital Municipal, acabamos com a fila de espera da hemodiálise e agora tem transporte para o tratamento.

Trouxemos a caravana da saúde, mutirão da saúde, implantamos a central de oxigênio do Hospital Municipal, aumentamos a cobertura de saúde bucal de 33% para 66% com a implantação de três novas equipes.

Quando o assunto é o cuidado com a atenção básica, aumentamos a cobertura com a implantação de 06 novas unidades de saúde, saindo de 52% para 102% de cobertura. Isso significa que levamos o atendimento inicial, a “porta de entrada” dos usuários do sistema de saúde para mais perto da população.

O nosso objetivo é orientar a população sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. A atenção básica funciona, portanto, como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.

Hoje estamos juntos para comemorar mais uma conquista: a nova Unidade de Saúde da Família da Bomba (USF).

A USF realizará assistência integral, contínua e de qualidade para a população, desenvolvida por uma equipe multiprofissional, além de contar com atendimentos nos domicílios e em locais comunitários, os quais tenham essa necessidade.

“Hoje com essa USF são seis que a gente está entregando, desde 2017 para cá, a gente fecha 100% de cobertura de atenção básica na zona urbana de Serrinha. Em breve entregaremos a unidade de saúde do Cajueiro Grande e chegaremos a 100% também na zona rural. É muito difícil encontrar algum município da Bahia que tenha esse tipo de cobertura.”, disse o Prefeito de Serrinha, Adriano Lima.

Outros serviços, como imunização, atendimento e acompanhamento médico, atendimento com psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e educador físico com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), pré-natal, preventivos ginecológicos e Hiperdia (acompanhamento de hipertensos e diabéticos), também serão ofertados à população.

“É uma satisfação a gente ter um momento desses logo no início do ano inaugurando mais uma Unidade de Saúde da Família que vai atender o bairro da Bomba e toda região com ainda mais qualidade e cuidado.”, disse o secretário de saúde de Serrinha, Alexandre Tahim.

A nova unidade funciona na Rua Basílio Cordeiro, ao lado do Colégio Aurea Nogueira, de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 12:00h e das 14:00 às 17:00h.

Seguimos construindo progresso!

#CompromissoComOProgresso

Página InicialSaúdeUnidade de saúde da Bomba é inaugurada nesta terça-feria (01)