23/11/2017 09:18

A Prefeitura Municipal de Serrinha, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher, realizou, na manhã desta quarta-feira (22), a caminhada de mobilização pelos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Com o tema “Sou guerreira, sou mulher”, a caminhada percorreu as principais ruas da cidade e contou com as presenças da primeira-dama do município de Serrinha, Marcele Lima; da Secretária de Assistência Social, Adriana Melo; e do Diretor da Secretaria de Educação, Cássio Ramon.

A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países. Mundialmente, a Campanha se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

No Brasil, a panha acontece desde 2003 e, para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, as atividades, aqui, começam em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Como lembra a promotora legal popular, e também integrante do Geledés – Instituto da Mulher Negra -- a advogada Maria Sylvia Oliveira, “as mulheres negras são as que estão na base da pirâmide social e, por conta disso, são as maiores vítimas da violência de gênero”.

No Brasil, além dos movimentos de mulheres, a Campanha dos 16 Dias de Ativismo recebe adesões institucionais, como da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, da Procuradoria da Mulher no Senado, da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, do Ministério da Justiça, do Ministério da Saúde, dos Juizados e dos Núcleos do Ministério Público e da Defensoria especializados na aplicação da Lei Maria da Penha nos Estados, dentre outros.

Confira mais fotos: https://www.facebook.com/prefeituramunicipaldeserrinhaba/posts/1140312309435837

Lida 9318 vezes Última modificação em 23/11/2017 09:26
Página InicialCidadePrefeitura Municipal de Serrinha realiza mobilização pelo fim da violência contra as mulheres