21/08/2017 09:00

Está previsto para terminar no próximo dia 25 de setembro o curso de couro e calçados realizado pela Prefeitura Municipal de Serrinha e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI. Esta área diz respeito ao processo de beneficiamento de peles, couros, fibras naturais e fibras sintéticas para a confecção de calçados, bolsas, cintos e demais artefatos. A região do Sisal vem se tornando um grande polo produtor de calçados, e essa tendência está sendo revertida na valorização e capacitação das pessoas que moram na região, através dos cursos oferecidos pelo SENAI.

Para o professor Hudson Sena, que está há 40 anos no ramo e mais de 22 anos como professor, o curso de couro e calçado é de suma importância para a cidade de Serrinha e para toda região, pois além de capacitar as pessoas para o ramo, o seguimento vem crescendo muito nos últimos anos.

Hudson disse, também, que a turma, composta por 40 alunos, teve 100% de aprovação na confecção do cabedal até a montagem e que os estudantes estão tecnicamente preparados para entrarem no mercado de trabalho. Ele finalizou agradecendo ao Prefeito Adriano Lima por ter dado apoio à realização do curso; ao Vice-Prefeito do município, Berg da Aragom, pelo incentivo; à Secretária de Assistência Social, Adriana Melo; ao coordenador regional do SENAI, Levi Costa; e a todos os que contribuíram de alguma forma.

Segundo o Coordenador do SENAI na região, Levi Costa, “nossa região, atualmente, tem muitas empresas do ramo calçadista desde Serrinha, Coité, Santaluz, Riachão do Jacuípe... diversas cidades com uma estrutura na área de calçados muito bem fundamentada, muito estruturada em termos de máquinas, mão de obra e produtividade.”
Levi Costa afirmou ainda que “hoje nós temos fábricas aqui na região que chegam a fabricar 200 mil pares por mês. Isso, no semestre, dá mais de 1 milhão de pares apenas em uma fábrica, imagine se a gente pegar a produção de todas as fábricas da região do Sisal? [...] estamos nos tornando um verdadeiro polo calçadista”.
 O Prefeito Adriano Lima salientou que “a parceria com o SENAI tem trazido muitos bons frutos para o município, e há uma forte tendência de que a cada dia isso fortaleça e movimente ainda mais a economia em nossa querida Serrinha. Continuaremos a investir, sem medir esforços, para que o serrinhense se qualifique, de modo que esteja preparado para obter ou ampliar sua renda, tornando-se autossuficiente.”

Página InicialPrinicipaisPrefeitura de Serrinha, em parceria SENAI, promove curso de Operador de Calçados no município