21/09/2017 15:39

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), juntamente com a Prefeitura Municipal de Serrinha, realizou uma caminhada, na manhã desta quarta-feira (20), em comemoração ao Dia Nacional de luta pelos Direitos das pessoas com deficiência. A caminhada saiu da praça Morena Bela com destino à praça Luiz Nogueira.

O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005. Desde então,  é comemorada e lembrada todos os anos, em todos os estados. Ela serve de momento de reflexão e de busca de novos caminhos, bem como para divulgação das lutas por inclusão social.

Após a abertura, que ocorreu com a caminhada, o CMDPD e a prefeitura do município dão prosseguimento à mobilização por meio de encontros e palestras que têm por objetivo conscientizar as pessoas quanto à necessidade de se respeitar as diferenças.

Segue a programação:

Programação da Semana de pessoa com Deficiência: Dia 21/09, Dia D de mobilização nas escolas municipais;

Dia 26/09, IX Encontro Municipal do Dia Nacional de Lutas das pessoas com deficiência. Das 8 às 13h, na AABB de Serrinha;

Dia 27/09, audiência pública referente ao IX Encontro Municipal do Dia Nacional de Lutas das pessoas com deficiência, na Câmara de Vereadores, às 8h.

Página InicialCidadeCaminhada em comemoração ao Dia Nacional de luta pelos Direitos das pessoas com deficiência