22/11/2017 16:22

Semana de Cultura de Serrinha 2017

A semana da cultura 2017 “O que é nosso te espera de braços abertos” vai ficar em nossas memórias! O evento que aconteceu nos dias 15 a 20 de novembro conseguiu reunir famílias, crianças, adultos e idosos na Praça Morena Bela para apreciar nossas tradições, nossa música e nossa arte.

A programação do evento foi multicultural, conseguiu abraçar diversos estilos musicais e todos os grupos e movimentos se sentiram representados. Nos palcos, puderam ser ouvidos o rock, mpb, samba, músicas românticas, forró, reggae, música clássica, cantigas de roda e ciranda, que reacenderam a paixão pela boa música, resgataram nossas tradições e não deixou ninguém parado na grande pista de dança a céu aberto.

O evento promovido pela Prefeitura Municipal de Serrinha, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDESP), Secretaria de Assistência Social (SEMAS) e grandes parceiros, entre eles COOPAFS Serrinha, Arco Sertão e Sintraf Serrinha, começou cedinho, às 5 horas da manhã da quarta-feira, para a Alvorada. A Abertura Oficial inspirou todo público presente por meio da fala da professora Ana Lídia que mostrou a importância da valorização da cultura local, logo após a Filarmônica 30 de junho nos presentar com a apresentação dos hinos de Serrinha e nacional na presença da Secretária de Educação, Luana Moreira, do Coordenador de Cultura, Izaias Moreno e da Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Nadjane Estrela.

O evento foi agraciado por vários momentos emocionantes, com a apresentação de violeiros, do Grupo pavão Dourado e da banda de pífanos, os encontros de Capoeiras, gincana dos estudantes de escolas públicas municipais, as oficinas e exposições de arte, diversas atividades no momento cultural infantil, resgatando as cantigas e antigas brincadeiras infantis, além do desfile “O mais Belo dos Belos” e o Festival de canção negra “Eu Canto o Preto” que exaltaram a beleza e o poder da cultura afro marcando as comemorações do dia da consciência negra.

O grande nome e inspirador da Semana de Cultura 2017 foi o inigualável ator e artista plástico Orlando Carioca, o qual neste ano completaria 50 anos, e teve uma grande exibição de sua arte ao ar livre na praça, retratando de forma emocionante a história e a obra deste querido artista serrinhense. Outros homenageados do evento e ilustríssimas personalidades da cultura local foram Luiz da Bicicleta, Dona Bibi, Maria José, Maninho, Flávio Ferreira, Augusto Braúna, Guilherme Machado, Isaac Álvaro, Edmundo Bacelar, Professora Nolay e Samuel Nogueira que receberam o certificado Orlando Carioca como reconhecimento pelos seus trabalhos e pela dedicação de manter viva a cultura de nossa cidade.
Durante todo o evento, artesãos mostravam o seu belo trabalho nas barraquinhas culturais, a kombi “Kombita Madalena” de André Sacramento, chamou a atenção das pessoas deu show e agraciou o público com muita poesia, música e intervenções culturais.

O palco foi iluminado com espetáculos culturais dos mais diversos estilos musicais, apresentações de artistas na grande maioria serrinhenses, consagrados e queridos por nossa terra, e grandes nomes reconhecidos nacionalmente por seus inigualáveis talentos. Gereba, Braúna e Flávia Marques, Rede Sonora, Quixanayah, A Unidade, Grupo Alegria, Jaucí com Afro Jamaica, Banda jeito Simples, Osvaldo reis, Pavão Dourado, grupo Sem Segredo, Gabriel Luz, Ytamário,Vinícios Marques, Toinho de Caruaru, Sociedade Filarmônica União dos Músicos Serrinhenses, Orquestra Sanfônica, Gilmar Xavier, Banda Firefox, Gab Ferreira e Sátyra Carvalho compuseram a grade e animaram o público.

Os seis dias de evento proporcionaram momentos de valorização da cultura tão rica e diversa de nossa cidade, com os holofotes destacando nossos artistas e artesãos, mostrando o tamanho do nosso poder cultural. A Semana Cultural também foi a manifestação de uma grande homenagem e demonstração de respeito e reconhecimento que a população serrinhense possui às pessoas e aos movimentos que tanto fizeram e faz a cultura continuar viva em nossa cidade.

Confira as fotos:https://www.facebook.com/pg/prefeituramunicipaldeserrinhaba/photos/?tab=album&album_id=1140185106115224

Lida 10315 vezes Última modificação em 11/12/2017 10:22
Página InicialCulturaSemana de Cultura de Serrinha 2017