03/10/2017 22:11

A Prefeitura Municipal de Serrinha, por meio da Secretaria de Saúde, dá início à campanha do Outubro Rosa intensificando o atendimento a mulheres que desejem realizar exames de mamografia. A programação inclui palestras educativas, rodas de conversas, distribuição de material informativo, exames clínicos, decoração e iluminação de pontos específicos da cidade. As ações serão bastante diversificadas, a fim de atender a um público variado.

O Outubro Rosa não somente simboliza a luta contra o câncer de mama, mas também é alusivo à saúde da mulher de um modo geral. O movimento teve início no século XX, nos Estados Unidos, quando vários estados americanos se mobilizaram por meio de ações preventivas no tocante à saúde da mulher.

As atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAUS) reforçam o debate da importância de a mulher conhecer suas mamas, realizando o autoexame, e ficar atenta às alterações que possam levantar suspeita.

Em Serrinha, serão realizados 100 (cem) exames semanalmente, dobrando o número de atendimentos, que já vinham sendo realizados pela SESAUS com menos intensidade, mas continuamente. As ações perdurarão durante todo o mês de outubro.

Ações:
Serão disponibilizados exames de mamografia e, em casos suspeitos, a paciente será encaminhada ao mastologista;
Iluminação de cor rosa nas Praças Morena Bela e Luiz Nogueira, na imagem de Nossa Senhora Santana (Santa), Prefeitura Municipal e Central de regulação;
Distribuição de folders com conteúdo informativo e realização de palestras durante todo o mês de outubro.

Atenção!
As pessoas interessadas, que tenham acima de 40 anos ou que façam parte do grupo de risco (pessoas com histórico desse tipo câncer na família), devem procurar o Centro de Saúde Luís Eduardo Magalhães ou qualquer posto de saúde próximo à sua casa, de segunda a sexta-feira. O resultado do laudo é entregue, no máximo, em 20 dias.

Lida 10125 vezes Última modificação em 04/10/2017 10:58
Página InicialPublicaçõesEditais (Licitações/Contratos)SaúdeOutubro Rosa: Prefeitura dá início à campanha dobrando o número de exames de mamografia