21/09/2017 15:39

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), juntamente com a Prefeitura Municipal de Serrinha, realizou uma caminhada, na manhã desta quarta-feira (20), em comemoração ao Dia Nacional de luta pelos Direitos das pessoas com deficiência. A caminhada saiu da praça Morena Bela com destino à praça Luiz Nogueira.

O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005. Desde então,  é comemorada e lembrada todos os anos, em todos os estados. Ela serve de momento de reflexão e de busca de novos caminhos, bem como para divulgação das lutas por inclusão social.

Após a abertura, que ocorreu com a caminhada, o CMDPD e a prefeitura do município dão prosseguimento à mobilização por meio de encontros e palestras que têm por objetivo conscientizar as pessoas quanto à necessidade de se respeitar as diferenças.

Segue a programação:

Programação da Semana de pessoa com Deficiência: Dia 21/09, Dia D de mobilização nas escolas municipais;

Dia 26/09, IX Encontro Municipal do Dia Nacional de Lutas das pessoas com deficiência. Das 8 às 13h, na AABB de Serrinha;

Dia 27/09, audiência pública referente ao IX Encontro Municipal do Dia Nacional de Lutas das pessoas com deficiência, na Câmara de Vereadores, às 8h.

Página InicialGovernoSecretariasGoverno e Rel. InstitucionaisCidadeCaminhada em comemoração ao Dia Nacional de luta pelos Direitos das pessoas com deficiência