01/05/2017 10:33

O campus Anísio Teixeira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Vitória da Conquista, sediou, nos dias 27 e 28 de abril, mais um encontro do FNDE em Ação, promovido pelo Ministério da Educação, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O evento foi voltado para prefeitos e Secretários de Educação de todos os municípios da Bahia e, nele, foram debatidas questões relacionadas ao transporte escolar, prestação de contas, execução de obras e transferência de recursos federais para o setor.

O encontro, comandado pelo ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, contou com a presença de diversos Prefeitos e Secretários da Bahia, a exemplo de Luana Moreira [Secretária de Educação de Serrinha]. Durante o evento, o ministro Mendonça Filho anunciou a liberação de R$110 milhões para prefeituras na Bahia. Deste montante, R$ 13 milhões serão destinados à retomada de obras paralisadas (escolas, creches e quadras poliesportivas), R$ 74 milhões para a construção de novas creches e R$ 23 milhões para a aquisição de 107 ônibus do Caminho da Escola, que beneficiarão 86 municípios baianos. Durante dois dias, técnicos do FNDE estiveram à disposição dos Prefeitos e Secretários de Educação para sanar dúvidas sobre financiamentos e liberação de verbas da União.

Também foram realizadas palestras sobre obras, Plano de Ações Articuladas (PAR), o Programa Dinheiro Direto na Escola, o Novo Mais Educação, o Programa Nacional de Alimentação Escolar e prestação de contas. Nesse último tema foram dadas orientações sobre como os municípios e estados devem prestar contas da aplicação dos recursos recebidos pelo Governo Federal para investimentos na área de educação.

O presidente do FNDE, Sílvio Pinheiro, lembrou que a sua equipe já esteve em outros estados e que essa atuação tem sido primordial para que obras públicas, muitas delas há anos paralisadas, sejam finalmente retomadas. Os principais objetivos do FNDE em Ação, como é chamado esse projeto do

ministério, são capacitar os gestores e resolver possíveis pendências quanto à execução dos diversos programas nas regiões brasileiras.

Página InicialGovernoSecretariasServiços PúblicosEducaçãoSecretária de Educação de Serrinha participa do “FNDE em Ação”, em Vitória da Conquista